Estudo sobre o porte-pago e incentivos à imprensa

No âmbito do Protocolo de cooperação técnica e científica, celebrado no dia 30 de Abril de 2009, entre o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Universidade do Minho (UM), o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade levou a cabo, entre os dias 2 de Maio e 31 de Outubro de 2009, o desenvolvimento de um modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada de ‘porte pago’). Este projeto de investigação exigiu um trabalho substantivo de recolha documental que implicou a interação com vários órgãos de comunicação social e com as seguintes instituições:  Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Instituto Nacional de Estatística, Observatório da Comunicação e Marktest.

Equipa: Manuel Pinto e Helena Sousa (coordenadores), Felisbela Lopes, Joaquim Fidalgo, Luísa Teresa Ribeiro, Rui Passos Rocha e Marta Eusébio Barbosa

Financiamento: Gabinete para os Meios de Comunicação Social

Período de desenvolvimento: maio a outubro de 2009