Apoio ao jornalismo e sustentabilidade de longo prazo

O Governo anunciou nos últimos dias um apoio de 15 milhões de euros aos média. Para o Sindicato de Jornalistas, a medida de emergência é bem acolhida, mas insuficiente. Embora as pessoas estejam a procurar mais informação online, a quebra nas vendas de jornais em papel e nas receitas da publicidade estão a asfixiar o setor.

Marcelo Rebelo de Sousa está por estes dias a receber representantes do setor dos média e os proprietários de todos os grupos de comunicação social. A sustentabilidade do jornalismo é um tema a que o Presidente da República tem dedicado várias intervenções públicas, tendo participado, em dezembro, numa conferência que o Sindicato dos Jornalistas promoveu sobre o financiamento dos média.

A crise que as empresas de jornalismo enfrentam na sequência dos efeitos da situação de pandemia merece também a atenção do Observatório de Políticas de Comunicação e de Cultura. Num trabalho que dá sequência a reflexões sobre o apoio à imprensa, Elsa Costa e Silva analisa as medidas anunciadas por vários países. Para a investigadora, “grande parte destas intervenções acontece na lógica do modelo de negócio tradicional (focando a publicidade como fonte de receita) e atua pelo lado da produção, ‘esquecendo’ o lado do leitor/consumidor”. Refletindo sobre as fragilidades deste modelo de financiamento, a autora sustenta que “intervenções apenas focadas nesta componente da produção resolvem (em parte) o problema de curto-prazo, mas não contribuem para uma solução de longo-prazo no que diz respeito à sustentabilidade financeira do jornalismo.

O documento está disponível em regime de acesso aberto em http://polobs.pt/estudo/apoio-a-imprensa-na-crise-covid-19/.

Elsa Costa e Silva é professora de Economia Política da Comunicação e de Jornalismo na Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se na concentração da propriedade dos media, economia dos media e regulação. Publicou em várias revistas nacionais e internacionais. É coordenadora do GT de Economia e Políticas de Comunicação da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Foi jornalista do Diário de Notícias.