Projecto do POLObs sobre a Agenda 2030 chega ao Brasil
Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030 é um projeto de pesquisa coordenado pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs), Portugal, desenvolvido em parceria, no Brasil, com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (FCRB), com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, com o Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia, com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, da Universidade Federal de Itajubá, com o Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco, e com o Observatório de Políticas Públicas Culturais, da Universidade de Brasília.
A pesquisa teve início em dezembro de 2019 em Portugal e em maio de 2020 foi estendida aos contextos lusófono e ibero-americano.
Mais do que problematizar sobre a presença da cultura na resolução “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e sobre a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, com este projeto vamos identificar, caracterizar e mapear projetos culturais que foram ou estão a ser desenvolvidos com o enquadramento da Agenda 2030. Considera-se que deste modo, ao colocarmos a tônica na disseminação de práticas de apropriação da Agenda 2030 por parte de organizações, públicas e privadas, do setor cultural, estamos também a sublinhar a importância que o setor cultural pode e deve ter para o cumprimento da Agenda 2030.
Com os dados recolhidos será possível a elaboração de dossiês temáticos sobre projetos culturais desenvolvidos à luz de cada um dos ODS, bem como a criação de um Mapa Virtual que possibilitará uma visão de conjunto da presença territorial dos projetos culturais em função dos ODS.
Agradecemos, desde já, a sua colaboração no preenchimento e na divulgação da presente Ficha de Registo de “Projetos Culturais e a Agenda 2030: Brasil”.
O primeiro período de submissão de Fichas de Registo provenientes do contexto brasileiro termina em 31 de julho de 2020.