Elsa Costa e Silva

2020

Jornalismo e democracia: pistas para uma nova política de apoio do Estado à imprensa

“Ao longo da sua história, o jornalismo comercial (em contexto de mercado) foi pago substancialmente pela publicidade, com um modelo de negócios apoiado em receitas vindas da subscrição,
das vendas em banca e da publicidade. Esta ideia de modelo de negócio único para todo o setor parece, no atual contexto, estar terminada. Não haverá provavelmente mais um só modelo de
negócio, mas sim vários modelos, várias formas de monetização. Haverá, talvez, no futuro, modelos de negócio diversificados que garantam a sustentabilidade das empresas jornalísticas. Mas não há atualmente soluções de mercado sustentáveis para a indústria. Há casos de algum sucesso nesta nova ecosfera, mas são exceções dificilmente replicáveis em larga escala e de forma a-contextual. Ou seja, o que está em causa é a função social e política do jornalismo e não um mercado económico.”

Neste policy paper, Elsa Costa e Silva discute as razões por que importará encontrar formas de apoiar a atividade da imprensa. Num texto em que debate as políticas de suporte à atividade jornalística, a investigadora apresenta também um conjunto de recomendações relativas à criação de um sistema de apoio à sustentabilidade dos jornais.