Joaquim Fidalgo & Rogério Christofoletti (Editores)

2014

Revista integral

Comunicação e Sociedade, 25

Ética na comunicação
vol.25 – 2014 | CECS-UMinho
ISSN:2183-3575 (online) / ISSN 1645-2089 (print)

“A nova paisagem mediática trouxe para o debate público um conjunto de novas preocupações e desafios ligados com a ética da comunicação. É certo que as questões éticas associadas à comunicação sempre foram objeto de acaloradas controvérsias, mas nem por isso têm estado muito presentes nas agendas de investigação de instituições académicas e científicas. Frequentemente associada a perspetivas singelamente moralistas, ou reduzida a um conjunto de lugares-comuns sobre bom ou mau comportamento social, a dimensão ética da comunicação pública nem sempre tem sido suficientemente valorizada enquanto processo racional, consciente e crítico, de escolhas baseadas em princípios comprometidos com a verdade, a confiança e a dignidade humana, com tudo o que isso implica. No entanto, não faltam vozes a afirmar, nos mais diversos contextos, a importância dessa exigência ética para todos os atores envolvidos na comunicação pública, ao mesmo tempo que apontam precisamente a falta de ética como um dos mais preocupantes sinais de uma atividade comunicativa pouco respeitadora de princípios básicos de uma sã convivência social.”

Joaquim Fidalgo & Rogério Christofoletti, editores do volume