Estudo da ERC analisa a sustentabilidade dos media em Portugal
Um novo estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), elaborado pela Unidade de Transparência dos Media, reflete sobre as tendências e oportunidades para o futuro dos media em Portugal. O estudo “A Sustentabilidade do Setor da Comunicação Social” apresenta os principais fatores a serem considerados para uma reconfiguração do setor.
As principais conclusões do estudo revelam que a estratégia de negócio do setor da comunicação social tem assentado “na contenção de custos e não na expansão do mercado”. Outro ponto apresentado no estudo é de que a “pequena dimensão do mercado geográfico português face à oferta plural e concorrencial de conteúdos por entidades nacionais e internacionais, profissionais ou amadoras, cria a necessidade de repensar as limitações geográficas da oferta de media”. Acerca das políticas públicas, a visão da ERC é de que “o papel do Estado poderá ir além do de financiador, posicionando-se como promotor de um setor mais livre e móvel, por via, por exemplo, da atualização da legislação e de procedimentos”.
O estudo completo pode ser consultado aqui.
Foto de Koen Sweers/Unsplash