Manuel Gama (Coordenação científica)

2021

Cultura e a Agenda 2030 no Brasil: 5 regiões em rede!


No âmbito do projeto Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030, o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS-UM  encontra-se a dinamizar, desde novembro de 2021, a iniciativa Cultura e a Agenda 2030 no Brasil: 5 Regiões em rede!, com o objetivo de sensibilizar e capacitar profissionais e futuros profissionais do setor cultural brasileiro para a importância de desenvolver projetos culturais enquadrados na Agenda 2030.

A iniciativa integra as seguintes atividades:

  1. Webinar de abertura “Cultura e a Agenda 2030: contributos para a década da ação” :: a sessão, com duas horas de duração, reunirá os parceiros e participantes selecionados em todas as macrorregiões e servirá para a apresentação detalhada das diferentes etapas da iniciativa, mas também para realçar a importância da cultura para o cumprimento da Agenda 2030 e da participação ativa de todos nas diferentes etapas deste processo.
  2. Oficinas 2CN-CLab “Projetos Culturais em Rede e a Agenda 2030” :: utilizando uma metodologia ativa, colaborativa e participativa de construção coletiva de conhecimento, pretende-se, através da dinamização de seis webinars teórico-práticos, dois workshops práticos e duas sessões de mentoria, contribuir para a apropriação da Agenda 2030 pelos profissionais e futuros profissionais do setor cultural. Em linha com a designada Década da Ação da Agenda 2030, espera-se incrementar o número de projetos culturais desenvolvidos explicitamente com o enquadramento da Agenda 2030.
  3. Webinar de encerramento “Como é que a cultura se apropria da Agenda 2030?” :: a sessão, com duas horas de duração, reunirá, mais uma vez, os parceiros e participantes selecionados de todas as macrorregiões. Os protagonistas do webinar serão os participantes envolvidos nas Oficinas 2CN-CLab, que, para além de partilharem na primeira pessoa a experiência de aproximação à Agenda 2030, irão apresentar publicamente os projetos culturais gerados no âmbito das Oficinas 2CN-CLab selecionados para a 1ª edição do prémio Cultura e a Agenda 2030 no Brasil: 5 macrorregiões em rede!.

Coordenada cientificamente pelo PolObs, a iniciativa é realizada no Brasil em parceria científica com a UNIFAP (Norte), UFBA (Nordeste), UnB (Centro-Oeste), UFRJ (Sudeste) e UFPR (Sul). A iniciativa congrega ainda uma rede de parcerias culturais das diferentes regiões, que permitem um conhecimento e aproximação mais adequada ao tecido cultural dos diferentes territórios, mas também tornam muito mais eficaz os processos de sensibilização e seleção dos participantes nas Oficinas 2CN-CLab.

De realçar que “Cultura e a Agenda 2030 no Brasil: 5 Regiões em rede!” culmina com a atribuição de um prémio no valor de R$ 5.000,00 a uma ideia de projeto cultural gerada com o enquadramento da Agenda 2030 no âmbito das Oficinas 2CN-CLab dinamizadas com participantes nas cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).


 

Destinatários


  • Profissionais do setor cultural público e privado.
  • Estudantes de graduação e pós-graduação de cursos na área das artes e cultura.
  • Pesquisadores na área das artes e cultura.

 

Formato & Material de apoio


  • Online através da plataforma Zoom, ao vivo.
  • Será disponibilizado material didático de apoio às sessões de trabalho:
    • 10 apresentações em PDF com a síntese dos conteúdos abordados nas sessões;
    • 8 depoimentos vídeo de especialistas nacionais e internacionais sobre a relação da cultura com a Agenda 2030 e sua implementação no Brasil;
    • 17 documentos e estudos internacionais.

 

Programa das Oficinas 2CN-CLab


As Oficinas 2CN-CLab integram três componentes, a saber:

  1. Webinars, com duas horas de duração cada, para a aproximação à Agenda 2030 através da discussão teórico-prática realizada a partir de textos, documentos internacionais e depoimentos vídeo que se debruçam sobre a relação da cultura com a Agenda 2030:
    • Webinar #1: Cultura e Desenvolvimento: aproximação e operacionalização conceptual.
    • Webinar #2: Da Agenda 21 à Agenda 2030: a presença da cultura em alguns documentos internacionais sobre o desenvolvimento sustentável.
    • Webinar #3: Contributos e indicadores do manual metodológico da Unesco de 2014.
    • Webinar #4: A cultura na Agenda 2030: contributos e indicadores da cultura para o cumprimento da Agenda 2030.
    • Webinar #5: A cultura na Agenda 2030: dos indicadores da ONU aos indicadores da Unesco.
    • Webinar #6: Cultura de redes culturais: as redes como estratégia para a apropriação da Agenda 2030 pelos profissionais da cultura e para a incorporação da cultura na Agenda 2030.
  2. Workshops, com duas horas de duração cada, com uma dimensão eminentemente prática para gerar ideias de projetos culturais em rede a partir da Agenda 2030 (trata-se de uma atividade colaborativa desenvolvida em grupos de dois participantes criados durante a primeira componente das Oficinas 2CN-CLab):
    • Workshop #1: Contributos individuais para o projeto coletivo. Identificação de nós estratégicos do projeto a desenvolver a partir da Agenda 2030. Análise do contexto de intervenção à luz da Agenda 2030: da identificação de necessidades à definição de um objetivo estratégico.
    • Workshop #2: Desenho de um projeto cultural em rede que, a partir dos nós estratégicos e do objetivo estratégico, contribua para se cumprir uma meta específica da Agenda 2030.
  3. Mentorias, com uma hora de duração por grupo de trabalho criado no Workshop#1, para orientar o processo de geração de ideias de projetos culturais com o enquadramento da Agenda 2030.

 

Avaliação das Oficinas 2CN-CLab


As Oficinas 2CN-CLab integram dois instrumentos de avaliação, a saber:

  1. na primeira componente das Oficinas 2CN-CLab cada participante deverá produzir um ensaio de reflexão individual sobre a temática “Contributos da cultura para a Agenda 2030” com a dimensão de 1.500 palavras;
  2. na segunda componente das Oficinas 2CN-CLab cada grupo de trabalho composto por dois participantes deverá gerar uma ideia de projeto cultural em rede com o enquadramento da Agenda 2030.

 

Prémio “Cultura e a Agenda 2030 no Brasil: 5 Regiões em rede!”


A seleção do projeto vencedor do prémio de R$ 5.000,00 será efetuada em três etapas, a saber:

  1. no âmbito da apresentação efetuada no Workshop #2 os participantes de cada turma selecionarão os dois projetos que consideram que devem passar à segunda fase;
  2. a equipa coordenadora do projeto (coordenação científica, produção e parceiros locais) selecionará, dentro do conjunto dos projetos selecionados na primeira fase pelos participantes, um projeto de cada turma com base na apresentação efetuada e do trabalho de grupo submetido na plataforma do PolObs;
  3. o projeto vencedor resultará da votação efetuada durante o webinar de encerramento “Como é que a cultura se apropria da Agenda 2030?”.

 

Parcerias científicas e culturais



 

Coordenação científica & Produção