Percursos e trajetórias dos doutorandos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Nos últimos 10 anos, o ICS acolheu mais de 700 estudantes de 3º ciclo, mas pouco se sabe sobre os seus percursos. Por isso, este projeto visa desenvolver um estudo sobre o perfil dos doutorandos com frequência deste nível de ensino. Combinando diversas técnicas de investigação (questionário, entrevistas…), pretende-se conhecer as motivações e as expetativas relativamente à realização de Doutoramento e perceber os efeitos deste grau académico nas trajetórias profissionais e pessoais.
São objetivos deste estudo:
– conhecer as trajetórias e perfis dos doutorandos, para instruir a organização da formação doutoral nas áreas de conhecimento das Ciências Sociais;
– promover o treino de competências de investigação científica, para potenciar ambientes de aprendizagem específicos sobre pesquisa documental, construção de bases de dados, planeamento, conceção e aplicação de inquérito por questionário, realização de entrevistas e análise quantitativa e qualitativa de dados.
Não obstante esforços governamentais e institucionais de promoção da qualidade e de sistemas de informação, é ainda difusa a informação disponível sobre o percurso seguido pelos doutorandos, bem como sobre a conciliação dos estudos de pós-graduação com atividades profissionais, o suporte de bolsas de investigação, as motivações e as dificuldades sentidas e o real impacto deste grau de ensino em termos profissionais. Relevante para a tomada de decisão relativamente à organização da formação doutoral nas diversas áreas científicas, o retrato dos estudantes que se inscrevem neste nível de ensino é também essencial para perspetivar uma estratégia de atuação das unidades de formação avançada e de investigação.
Procurando fazer essencialmente um trabalho de análise de dimensões mais compreensivas da trajetória dos doutorandos e doutores, suas expectativas e motivações, planos de carreira na investigação e de valorização pessoal e profissional, o plano de trabalhos desenhado visa, por um lado, reunir e tratar informação estatística e, por outro, analisar as perceções dos próprios doutorandos. Para além da organização de dados académicos (ex. matrículas/inscrições) e sociográficos, a investigação será suportada num exaustivo exercício de entrevistas, focadas não só no percurso académico propriamente dito, mas também na trajetória pessoal e profissional depois da obtenção do grau, para aferir o impacto do Doutoramento no acesso e/ou manutenção de uma certa atividade.