Manuel Gama integra a equipa portuguesa do VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura

Com o objetivo de discutir o papel da cultura em suas múltiplas vertentes como bem público essencial, o VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura terá lugar entre os dias 15 e 17 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento terá a participação de 22 países representados por Ministros, autoridades e organismos da área da Cultura.

O Congresso está organizado a partir de cinco eixos temáticos: i) cidadania cultural ibero-americana, ii) sustentabilidade, iii) territórios, iv) inovação e v) cooperação. Estes temas serão debatidos em sessões em português e espanhol, promovendo a intercompreensão entre os idiomas. Todo o programa foi inspirado a partir da Carta Cultural Ibero-Americana, da Estratégia Ibero-Americana para  a Cultura e o Desenvolvimento Sustentável e da Declaração da Cultura, aprovada por 150 Estados ao final da MONDIACULT 2022.

O investigador do CECS e co-coordenador do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs/CECS), Manuel Gama, foi o responsável pela redação da nota conceptual e pela estruturação do programa. Na qualidade de consultor de conteúdos do Congresso, será responsável pela apresentação das principais conclusões debatidas durante o evento. Posteriormente, com a colaboração de oito relatores, produzirá um documento final de registos e memória do Congresso.