Novas medidas de desconfinamento são anunciadas pelo primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro Antonio Costa anunciou novas medidas de desconfinamento que entram em vigor a partir de 1 de agosto. O anúncio foi feito depois de uma reunião do Conselho de Ministros em que António Costa considera que no atual momento do país, a gestão da pandemia pode ser realizada em função de “um critério fundamental que é a taxa de vacinação”.

A fase 1 do plano, com início em 01 de agosto, permite espectáculos culturais com 66% da capacidade máxima; equipamentos de diversão podem funcionar em local autorizado pelo município, mas seguindo as regras da Direção-Geral de Saúde. Permanecem encerradas discotecas; festas e romarias populares.

A segunda fase deverá arrancar a partir de setembro quando pelo menos 70% da população estiver completamente vacinada. Nesta fase, serão permitidos espectáculos culturais com 75% de lotação e serviços públicos sem marcação prévia.

A última fase entrará em vigor quando 85% da população estiver completamente vacinada. Para o período, bares e discotecas podem funcionar mediante a apresentação de certificado digital ou teste negativo.

Imagem: Kamil Feczko/Unsplash