O financiamento da imprensa em tempos de crise: qual pode ser o papel do Estado?

Num cenário de falência do modelo de negócio da imprensa, a sustentabilidade dos jornais precisa de novas soluções. O papel do Estado na manutenção de uma oferta jornalística de qualidade, essencial à democracia, começa a ser discutido, considerando também o que são as práticas de apoio de vários países europeus.
Diferentes soluções, respondendo a diferentes necessidades, devem ser perspectivadas num sistema que quer garantir sustentabilidade, mas também diversidade e qualidade. Qualquer modelo que venha a ser definido deve sustentar-se em critérios de aplicabilidade claros, transparentes e equitativos de forma a não criar suspeição de clientelismos nem pôr em causa a independência editorial dos jornais.
Neste contexto, o próximo Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura está marcado para o dia 20 de dezembro, pelas 11h00, na Sala de Imagem do ICS (sala 0.08) e será dinamizado por Elsa Costa e Silva.

Elsa Costa e Silva doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2013, na área de especialidade em Economia Política da Comunicação. É Professora Auxiliar do Instituto de Ciências da Universidade do Minho, onde ensina nas áreas de Jornalismo, Economia Política e mercados de comunicação. Fez parte da equipa do projeto financiado pelo FCT “A regulação dos Media em Portugal: o caso da ERC”. Foi jornalista do Diário de Notícias durante dez anos.