Site do projeto

A regulação dos média em Portugal

O projeto de investigação “A Regulação dos Media em Portugal: O Caso da ERC” foi desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho entre 2010 e 2013 por um conjunto de investigadores cujos interesses se centram em áreas como a das Políticas da Comunicação, do Jornalismo e da Educação para os Média.

O projeto teve como objetivo ser um contributo aprofundado para o estudo da regulação dos meios de comunicação em Portugal bem como da sua integração na cena internacional. Para tal, contou com a colaboração, por intermédio da Investigadora Responsável, Helena Sousa, com o EuroMedia Research Group. Esta linha de investigação foi desenvolvida em duas frentes: através da análise comparativa de outros organismos reguladores de diversos países e tendo como referência o papel de alguns dos principais atores em matéria de políticas da comunicação (como a UNESCO ou o ITU). O foco principal da sua análise foi o desempenho da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), o organismo que regula o setor desde 2005, não descurando o papel das entidades que ao longo dos anos escrutinaram a atividade dos média.

Equipa: Helena Sousa (coordenadora), Manuel Pinto, Felisbela Lopes, Joaquim Fidalgo, Stanislaw Jedrzejewski, Elsa Costa e Silva, Ana Melo, Sergio Denicoli, Luís António Santos, Mariana Lameiras e Marta Eusébio Barbosa

Financiamento: FCT (Refª PTDC/CCI-COM/104634/2008]

Período de desenvolvimento: 2010-2013