Seminário “As Dinâmicas Estratégicas de Portugal, Brasil e Espanha na Diplomacia Cultural Ibero-americana: articulação por um mercado cultural emergente?”

Terá lugar, dia 14 de maio, pelas 15h00, o seminário “As Dinâmicas Estratégicas de Portugal, Brasil e Espanha na Diplomacia Cultural Ibero-americana: articulação por um mercado cultural emergente?no âmbito do Ciclo de Seminários PolObs Cultura 2024 – Conexões de Projetos de Doutoramento com Políticas Culturais. O evento será online e transmitido pela plataforma Zoom nesta hiperligação: https://bit.ly/Seminários_PolObs2024.

A convidada desta sessão é Cristiane Oliveira, doutoranda em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra, que apresentará reflexões acerca da atuação de Portugal, Brasil e Espanha na diplomacia cultural Ibero-americana.  O objetivo da investigação é verificar as interações dos países na cooperação cultural, bilateral e multilateral, no período entre 2007 e 2019. No percurso de doutoramento, são analisadas ações realizadas pelos Institutos Camões e Cervantes, Rede Brasil Cultural e os Programas Ibero-americanos de Cultura.

Cristiane Oliveira é gestora cultural e analista internacional. Cursa o doutoramento em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra, bolsista pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atuou como parecerista de projetos culturais para diversas secretarias de Cultura no Brasil. Foi consultora na PIRC (UK, 2020-2022) e Transparência Internacional Brasil (BR, 2017), curadora no Sesc Palladium (BR, 2012-2016) e bailarina na Cia. de Dança do Palácio das Artes (BR, 2001-2009). Integra o Fórum Nacional de Pareceristas Culturais do Brasil e o grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 (PT, UC).