Seminário “Falar acima do barulho das máquinas: degradação da democracia, privatização da informação e luta política”

No próximo dia 01 de junho, às 16h, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, terá lugar o seminário “Falar acima do barulho das máquinas: degradação da democracia, privatização da informação e luta política” organizado pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). A convidada desta sessão é Sylvia Debossan Moretzsohn, investigadora do PolObs e professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Falar acima do barulho das máquinas é uma forma de expressar a necessidade de combate à alienação. É com base nessa metáfora, formulada por uma jornalista brasileira a partir da cena final de A classe operária vai ao paraíso, que este seminário propõe avançar na discussão sobre as dificuldades de se enfrentar a desinformação, no contexto atual de recrudescimento do fascismo, coerente com o movimento do capital, que, aparentemente, já não precisa da democracia. A busca de saídas, fundamental para a recuperação do projeto democrático e, em particular, para o exercício do jornalismo e para os esforços de educação para os media, precisa considerar duas questões fundamentais: o atual quadro de crise epistêmica, que torna irrelevante a distinção entre verdade e mentira, e o aprofundamento do processo de privatização da informação, com o controle algorítmico que bloqueia ou dificulta muito o acesso a fontes e perspectivas diversificadas.

Sylvia Debossan Moretzsohn é jornalista, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Comunicação Social e doutora em Serviço Social, investigadora do Objethos (UFSC) e do PolObs.