Seminário “Mudar de pele: Corpo e Ecofeminismos entre a instituição e a cultura”

Terá lugar, dia 10 de setembro, pelas 15h00, o seminário “Mudar de pele: Corpo e Ecofeminismos entre a instituição e a cultura” no âmbito do Ciclo de Seminários PolObs Cultura 2024 – Conexões de Projetos de Doutoramento com Políticas Culturais. O evento será via Zoom por meio do link https://bit.ly/Seminários_PolObs2024.

A convidada desta sessão é Rita Xavier, doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho onde desenvolve sua investigação de doutoramento cujo escopo é inscrever o corpo da mulher e as reconstruções da identidade feminina no ecossistema artístico e cultural da cidade do Porto, desde 2001 até ao presente.

Rita Xavier é doutoranda em Estudos Culturais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho com projeto financiado pela FCT que reflete sobre a inscrição do corpo no contexto artístico e cultural contemporâneo à luz dos ecofeminismos. Formou-se em Filosofia (FLUP 2008) e é mestre em Estudos Artísticos (FBAUP 2011). Foi Assistente Convidada da disciplina de Estética e de Arte e Cultura Contemporânea na ESE do Politécnico do Porto (2010-2014). Como bolseira de investigação, trabalhou pelo Instituto de História da Arte (FCSH/UNL) no projeto Documentação de Arte Contemporânea (2012) e no projeto unplace–um museu sem lugar (2014-2015). Foi assessora de comunicação e de programação do Teatro Municipal do Porto e Festival DDD – Dias da Dança (2016-2020) e do Museu e Feira do Livro do Porto (2020-2023).  Trabalha como programadora independente e na consultoria de comunicação de estruturas artísticas, e desenvolve crítica de artes performativas.