Economia criativa e desenvolvimento sustentável
O primeiro Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura de 2020 já tem data marcada: dia 16 de janeiro, pelas 16h00, na sala de reuniões do ICS, Claúdia Sousa Leitão abordará o tema “Economia criativa e desenvolvimento sustentável: desafios e perspetivas dos empreendimentos criativos nas cidades brasileiras”.
De acordo com a convidada, “a despeito da ausência de políticas públicas para a Economia Criativa no Brasil, um grande contingente de jovens, que hoje está na periferia das cidades brasileiras, vem trabalhando formal e informalmente nos setores culturais/criativos. Essa criatividade manifesta-se, sobretudo, a partir da (re)invenção de tecnologias sociais, muitas vezes produzidas em ambiente de precariedade e carência social”.
É neste contexto que a ONU declara 2021 como o ano internacional da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável. Perante isto, Cláudia Sousa Leitão questiona “em que medida essa decisão poderá impactar as políticas públicas para a Economia Criativa dos países do grande sul?”. Esta será, certamente, uma das várias questões que serão discutidas na próxima sessão deste Seminário Permanente.