Seminário Políticas Culturais e Património: setores educativos em comparação
Terá lugar no próximo dia 05 de janeiro, às 16h, o seminário “Políticas Culturais e Património: setores educativos em comparação – considerações sobre o Brasil e Portugal” organizado pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs/CECS) da Universidade do Minho. A sessão terá como convidado José Roberto Severino, professor associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil.
O seminário será em formato híbrido com acesso online, via Zoom, por meio deste link e, presencialmente, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Sociais.
José Roberto Severino é graduado em História (UNIVALI, 1991), mestre em História (UFSC, 1998) e doutor em História (FFLCH/USP, 2004) e pós-doutor em História (USP, 2015/2016). Professor associado da UFBA, tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: história, comunicação e políticas culturais. Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. É pesquisador do Centro de Estudos multidisciplinares em Cultura – CULT e do Diversitas/USP. Desenvolve pesquisa e extensão em patrimônio cultural, produção cultural e audiovisual relacionadas à memória social. Membro da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem interesse nos temas de investigação: políticas culturais e patrimônio; ativismos culturais e ancestralidade; políticas culturais em contextos migratórios; produção cultural em comunidades tradicionais e nativas; gestão participativa da cultura.