Seminário “Cores da Mudança: Arte Urbana, Participação Comunitária e Políticas Públicas no Bairro das Enguardas”
Terá lugar, dia 09 de abril, pelas 15h00, o seminário “Cores da Mudança: Arte Urbana, Participação Comunitária e Políticas Públicas no Bairro das Enguardas” no âmbito do Ciclo de Seminários PolObs Cultura 2024 – Conexões de Projetos de Doutoramento com Políticas Culturais. O evento será online e transmitido pela plataforma Zoom: https://bit.ly/Seminários_PolObs2024.
A convidada desta sessão é Ana Castro, doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho, que pretende refletir a necessidade de se recorrer a mecanismos de mediação de Arte Urbana que sejam socialmente comprometidos e que envolvam as comunidades locais, tornando-as parte ativa nos processos de criação desta arte.
Ana Castro, conhecida como Ana Muska, nasceu em 1990 em Barcelos. Após o curso de artes em Guimarães, entrou em Design de Comunicação na FBAUP. Em 2012, como projeto final da licenciatura, desenvolveu a Circus, um projeto de curadoria artística com um evento no Maus Hábitos. Depois de concluir o mestrado em Multimédia, com uma tese sobre Arte Urbana no Porto, co-fundou a Circus Network em 2015. Atualmente, como doutoranda em Estudos Culturais na UM, a sua pesquisa analisa as estratégias de comunicação de arte urbana em Bairros Sociais, focando o seu estudo no Bairro das Enguardas.