Cultura e Desenvolvimento Comunitário Sustentável nos Institutos Federais Brasileiros
No próximo dia 20 de fevereiro, às 16h00, terá lugar o Seminário “Cultura e Desenvolvimento Comunitário Sustentável nos Institutos Federais Brasileiros: desafios e caminhos possíveis”, no âmbito do Ciclo de Seminários PolObs Cultura 2024 – Conexões de Projetos de Doutoramento com Políticas Culturais. O evento online será transmitido via Zoom por meio do link: https://bit.ly/Seminários_PolObs2024
A convidada desta sessão é Lídia Carvalhaes, Professora no Instituto Federal Goiano, no Brasil, que discutirá como a cultura está (ou não) articulada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) brasileiros. O objetivo geral da pesquisa é conhecer a organização política e institucional da cultura nos IFs, além de identificar as principais ações de cultura realizadas pelos IFs que articulam-se em prol do desenvolvimento comunitário sustentável, com base na Agenda 2030 da ONU e nos Indicadores de Cultura da UNESCO para o Desenvolvimento. De abordagem mista (quantitativa e qualitativa), a pesquisa realizou análise documental das políticas culturais disponibilizadas nos sites dos IFs, questionário e entrevista semi-estruturada (ambos online) com servidores que trabalham na área cultural.
Lídia Carvalhaes é Professora no Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, possui especialização em Gerenciamento Empresarial e Financeiro pela Universidade de Rio Verde, graduou-se em Administração em Turismo pela Universidade Católica de Goiás. Nos anos de 2018 e 2019 participou como membro do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura e como coordenadora da Casa de Cultura do Campus Rio Verde, auxiliando e desenvolvendo diversos projetos e eventos, como o Art’Cum Cerrado Festival, 1º Festival de Arte e Cultura do Campus. Atualmente é Doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho, Portugal.