Seminário “Projetos culturais e a Agenda 2030: relatos de uma experiência no Brasil no ano de 2020”

A segunda sessão do Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade terá lugar no próximo dia 13 de janeiro, pelas 14h30. “Projetos culturais e a Agenda 2030: relatos de uma experiência no Brasil no ano de 2020” é o tema a ser discutido com o investigador do CECS, Manuel Gama. A sessão decorrerá via Zoom.

Aprovada pela ONU, a 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030 é um contrato social mundial com o objetivo de resolver necessidades das pessoas, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Trata-se de uma agenda abrangente e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes. Sendo que a mobilização dos meios para a sua implementação é reconhecida como fundamental, tendo todos, nomeadamente os profissionais e as organizações do setor cultural, um papel importante a desempenhar.

Foi com este enquadramento que, em dezembro de 2019, o POLObs começou a desenvolver em Portugal o projeto “Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030”. Mais do que problematizar a presença da cultura na Agenda 2030 e a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, com este projeto pretendemos atingir dois objetivos:
  1. identificar, caracterizar e mapear projetos culturais desenvolvidos com o enquadramento da Agenda 2030;
  2. sensibilizar e capacitar profissionais e organizações do setor cultural para a importância de desenvolver projetos culturais enquadrados na Agenda 2030.
Em maio de 2020, o projeto foi alargado ao Brasil, para permitir a participação de profissionais e organizações (públicas e privadas) do setor cultural brasileiro num projeto que, em 2021, integrará outros países lusófonos e ibero-americanos.
Neste seminário vamos fazer, através de um conjunto de relatos breves de algumas das entidades e profissionais envolvidos na implementação do projeto no Brasil, um primeiro balanço do trabalho realizado, para, desta forma, perspetivarmos o desenvolvimento sustentável do projeto nos anos que se seguem.