Coordenação

Elsa Costa e Silva

elsa.silva@ics.uminho.pt

Doutorada em Ciências da Comunicação em 2013, na área de especialidade em Economia Política da Comunicação. É Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Participou no consórcio europeu que desenvolveu um projeto de monitorização da propriedade dos media e da sua transparência. Tem publicado em revistas de referência na área. Foi jornalista do Diário de Notícias durante dez anos.

Áreas de investigação: Jornalismo, Economia Política, Mercados de Comunicação e Comunicação de Ciência.

Mariana Lameiras

marianalameiras@ics.uminho.pt

Doutorada em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2016) e investigadora auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma universidade.
Correspondente nacional do IRIS – Legal Observations of the European Audiovisual Observatory. Coordenadora do GT de Políticas, Regulação e Economia dos Média da Sopcom, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Áreas de investigação: políticas para a comunicação, regulação dos media, media digitais, participação eletrónica, governo eletrónico, monitorização e avaliação, cidadania ativa.

Manuel Gama

manuelgama@ics.uminho.pt

Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre 2015 e 2019 realizou um estágio de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de São Paulo. É investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS). Desde 2016 coordena o 2CN-CLab e é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura.

Áreas de investigação: Políticas Culturais, Gestão Cultural, Redes Culturais, Mediação Cultural, Públicos da Cultura, Educação Artística, Criação Artística e Indústrias Culturais.